A Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Propessoas), em atendimento à Política de Equidade-Racial – aprovada pela resolução n.º 212/2021 do Conselho Universitário – instituiu o grupo de trabalho (GT) com objetivo de elaborar a metodologia de aplicação de cotas étnico-raciais e pessoa com deficiência (PCD) nos concursos públicos da carreira do magistério superior federal da Unifesp - Propessoas n.º 2587/2022.
O GT realizou uma pesquisa sobre Editais de concursos públicos - docentes publicados nos últimos anos que contemplassem indicações sobre reserva de vagas para pessoas negras e para pessoas com deficiência, buscando informações sobre metodologia e efetividade no provimento de docentes nas vagas reservadas.
A metodologia escolhida consiste na aglutinação de vagas em Edital único, com periodicidade semestral. Para aglutinação das vagas, a Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos – CGVC/DDP/ProPessoas deverá publicar 02 (dois) editais de realização de Concursos Públicos para docente durante o ano letivo. O Edital de abertura demonstrará o total de vagas, por área/subárea e a reserva de vagas será 20% étnico-racial e 20% para PCD. A distribuição das vagas reservadas para étnico-racial e PCD entre as áreas de conhecimento ofertantes de vagas, dar-se-á após o resultado final do concurso, por meio de classificação em lista única dos candidatos que optaram pelas vagas reservadas, e incidirá apenas nas áreas de conhecimento em que houver candidatos cotistas aprovados.
Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos
Departamento de Desenvolvimento de Pessoas
Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas
Unifesp